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12 dezembro, 2010

CAMPANHA PUBLICITÁRIA ATÉIA É BARRADA.

Empresas de mídia barraram uma campanha publicitária com dizeres contra a religião patrocinada pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos). As firmas se recusaram a veicular os anúncios mesmo depois de o contrato já ter sido assinado. A Atea estuda as medidas judiciais cabíveis.


As peças de propaganda, com frases como "Religião não define caráter" e "A fé não dá respostas; ela só impede perguntas", deveriam circular em ônibus de Salvador, São Paulo e Porto Alegre pelo período de um mês. A recusa ocorreu primeiro em São Paulo e depois em Salvador, sob a alegação de que as mensagens poderiam violar dispositivos das respectivas leis de publicidade em espaços públicos. Há informações ainda não confirmadas de que a empresa de Porto Alegre também vai romper o contrato.

"As seguidas recusas de prestação de serviço são uma confirmação contundente da força do preconceito contra os ateus, e da necessidade de acabar com ele. Nossas peças nada têm de ofensivas, e o teor de suas críticas empalidece frente às copiosas afirmações dos livros sagrados de que ateus são odiosos, cruéis, maus e devem ser eliminados. Existe um duplo padrão em ação aqui", diz Daniel Sottomaior, presidente da Atea.

As chamadas campanhas do ônibus, com mensagens ateias, tiveram início no Reino Unido em 2009 e desde então se espalharam por outros países, com resultados distintos.

Nos EUA e na Espanha, a iniciativa deu certo, provocando a esperada polêmica. Na Itália, a veiculação foi proibida. Na Austrália, a companhia responsável por anúncios em ônibus também se recusou a exibi-los.

Metade dos cerca de R$ 10 mil que seriam utilizados na campanha brasileira vem de pequenas doações e de recursos da própria Atea. A outra metade vem de um único doador paulista que prefere permanecer anônimo.

VEJA AS IMAGENS:












FONTE: FOLHA.COM

2 comentários:

  1. Então...esse é um assunto deveras polêmico. Entretanto, se analisarmos que a Constituição brasileira garante o Direito de todos os cidadãos a pronunciarem publicamente sua religião, esse Direito deveria se estender também, aos que não a tem.

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  2. Antes de tudo, muito obrigado pelo comentário.
    Com relação ao assunto, é interessante notar que a própria Constituição faz menção a Deus ( e não deuses ou divindades em geral)no seu preâmbulo, além do que as cédulas de dinheiro trazerem estampado os dizeres "Deus seja louvado", exemplos de como ainda persiste uma forte ligação entre o Estado e a religião. Essas campanhas atéias, não tem como objetivo trasformar o Brasil em um Estado Ateu, mas sim num país laico, que saiba respeitar a crença ou a descrença das pessoas; é necessário mudar esta ideia que religião não se discute, obviamente devemos respeitar a fé do indivíduo, mas isso não pode ser uma barreira para que se critique e mostre os pontos negativos das religiões e do próprio ateísmo. Imagine se a manchete acima fosse Campanha do Movimento Negro é barrada, ou Campanha Judia é proibida; seguramente causaria um efeito negativo dentro da sociedade.

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